COntatos

O Ciclone Extratropical e a Importância da Comunicação Crítica

O Ciclone Extratropical e a Importância da Comunicação Crítica

Eventos como o ciclone extratropical que afetou a região sul do Brasil põe à prova a eficácia de sistemas de comunicação crítica.

O final do mês de junho de 2020 ficou marcado pela passagem do ciclone extratropical que deixou um rastro de destruição e mortes no sul do Brasil, com ventos de até 120 km/h.

Como é comum em eventos como esse, árvores, postes e placas caíram sobre a rede elétrica e provocaram problemas graves no sistema de energia e de telecomunicação. Os ventos fortes romperam os cabos de fibra ótica das empresas de telecomunicações, dificultando as comunicações.

Torre Embratel derrubada pelos ventos fortes na cidades de Brusque.

Comunicação Crítica

Em momentos como esse, ter um sistema de comunicação próprio é essencial, especialmente para corporações e empresas que atuam em missão crítica, como é o caso da Polícia Militar de Santa Catarina, do Paraná e Companhias de Energia Elétrica, que utilizam tecnologia Remotatec para integrar e gerenciar sua comunicação crítica.

É importante que este sistema integre todas as tecnologias como rádio, telefonia, dados móveis etc. No entanto, a sua estrutura precisa operar em redundância, ou seja, quando um meio de comunicação é afetado, o sistema deve operar com outra tecnologia. 

RemotaTec auxiliando a comunicação durante os momentos mais críticos.

Tão importante quanto a tecnologia utilizada na comunicação crítica, o suporte da equipe técnica e desenvolvedora é essencial para o êxito da missão. A Remotatec esteve junto de todos os seus clientes antes, durante e depois da catástrofe. Entendemos que as situações reais podem gerar desafios não esperados, por isso a missão dos nossos clientes também é nossa, e atuamos juntos para oferecer soluções com dinamismo e eficiência.

Testado e Aprovado

O sistema de comunicação Remotatec mais uma vez passou pelo teste e suportou com louvor a passagem de um ciclone. Mas não paramos por aqui. Crises como estas revelam a todos a necessidade de evoluir sempre e investir cada vez mais em tecnologia e estrutura para missão crítica. Esperamos que ciclones como esse não se repitam, mas caso novos eventos aconteçam, a Remotatec estará preparada para atender de todas as formas possíveis.

Share:
Fale conosco agora!
E-mail
Telefone