COntatos

Bahia Pilots inaugura novas instalações com tecnologia Remotatec

Bahia Pilots inaugura novas instalações com tecnologia Remotatec

O novo Centro Operacional conta com tecnologia Remotatec para trazer mais segurança à navegação na Baía de Todos os Santos

A Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil, possui uma nova sede em benefício da segurança da navegação, proteção da vida humana e do meio ambiente. A tecnologia Remotatec está presente no novo Centro de Operações da Bahia Pilots, na Bahia Marina. Com os equipamentos e sistemas adquiridos, o Centro se aproxima dos mais inteligentes do mundo, a exemplo de Santos e outras Praticagens.

O espaço foi projetado para atender tanto a atividade fim do serviço de Praticagem quanto a atividades meio, principalmente, no auxílio à comunidade marítima em situações de emergência. As instalações contam com auditório para até 30 pessoas, acomodações para descanso dos Práticos e um Gabinete de Crise, integrado ao Centro de Operações.


Sob o aspecto tecnológico, a Bahia Pilots promoveu a modernização dos recursos tanto em hardware como em software. Além das novas estações meteorológicas, o sistema TXRoIP da Remotatec foi implementado para gerenciar a comunicação entre o Centro de Operação e os agentes em campo. Com a aquisição de 2 Consoles Pharos e 3 Gateways, as comunicações, agora integradas, fornecem um maior controle e agilidade nas operações. O Sistema TXRoIP fornece dados que facilitam e dão maior segurança nas tomadas de decisões.

A Bahia Pilots atua na Zona de Praticagem que abrange os portos/terminais de Salvador, Usiba, Aratu, Base Naval, Ford, TPC, Dow Química, Temadre, TRBA, São Roque e Ilhéus (recém-incorporado). O seu Centro de Operações atende a todo o Estado da Bahia, ininterruptamente, nos 365 dias do ano, com a presença de operadores bilíngue. Com o investimento em uma nova estrutura e a aquisição de hardwares e softwares da Remotatec, o serviço de assessoria aos Comandantes de navios para navegação tornou-se mais seguro.

Compartilhar:
E-mail
+55 47 3323-4999